Reservatórios Carbonáticos

como uma rocha carbonática transforma-se em rocha reservatório

Apoio

Logomarca SGB - Sociedade Brasileira de Geologia
Este é um curso metodológico e prático que utiliza análises de rochas e dados de petrofísica para examinar as transformações que uma rocha carbonática pode sofrer tanto em superfície como em subsuperfície até viabilizar uma rocha reservatório. São discutidos diversos exemplos de campos de petróleo no Brasil e no mundo e as principais razões para que se tornassem uma acumulação de petróleo.
Tipo de curso: AULAS ON-LINE (05 dias, 20 horas)

Turma 01: 27 - 31/MARÇO (Português)(Encerrado)

Turma 02: 07 - 11/AGOSTO (Português)

Horário: 14 - 18h

Valor: R$2.500

20% de desconto

no pagamento antecipado,
conforme formulário de inscrição.

Sócio adimplente SBG com 10% de desconto.

* Valores exclusivos para residentes no Brasil.
Field Course

Porque o entendimento sobre as transformações em rochas carbonáticas é tão importante?

A indústria do petróleo utiliza vários softwares avançados para o processamento e interpretação geofísica, modelos geológicos 3D, simulação do fluxo de fluidos e ajuste da produção histórica. Entretanto, se não combinado com interpretações estratigráficas ajustadas e características das rochas carbonáticas, o uso deste ferramental apenas não é suficiente para proteger o negócio.

Frequentemente, feições geológicas mal representadas ou negligenciadas podem comprometer a atratividade econômica de um ativo porque geram expectativas de produção com baixa previsibilidade ou são incapazes de reproduzir a produção histórica. Um dos fatores mais importantes que impactam a qualidade da caracterização dos reservatórios é a sua compartimentação.

Esta é efetivamente tratada através da estratigrafia de sequências e a sua influência na evolução diagenética das rochas carbonáticas. Desta forma, o arcabouço cronoestratigráfico contribui para o cálculo do volume de hidrocarbonetos, os controles sobre a conectividade e a compartimentação dos reservatórios, e a distribuição das fácies deposicionais e suas propriedades petrofísicas em volumes 3D, por exemplo.

Lâmina delgada de um reservatório carbonático

Objetivos

Uma rocha carbonática pode ser originalmente uma rocha porosa ou não porosa. Não é garantido que uma rocha porosa original se torne um reservatório de petróleo, assim como uma rocha original não porosa pode se tornar um excelente reservatório pela ação da diagênese. Portanto, efeitos diagenéticos próximos da superfície e em subsuperfície podem transformar completamente a rocha original criando ou obliterando porosidade e permeabilidade.

Este curso discute a longa jornada e mudanças que uma rocha carbonática sofre para se tornar uma rocha reservatório, desde sua deposição até transformações diagenéticas, e a influência dos controles estratigráficos na diagênese.

Conteúdo

Quem deve participar

Geólogos, geofísicos, e engenheiros que trabalham na exploração e produção de hidrocarbonetos.

Instrutor



Inscrição

Reservatórios Carbonáticos

como uma rocha carbonática transforma-se em rocha reservatório

Apoio

Logomarca SGB - Sociedade Brasileira de Geologia

Turma 02

Data: 07 - 11/AGOSTO :: Idioma: Português :: Inscrição até 28/JULHO

20% de desconto

no pagamento até 07/JULHO.