no pagamento antecipado,
conforme formulário de inscrição.
Sócio adimplente SBG com 10% de desconto.
A taxa de produção de um reservatório como resultado de uma certa quantidade de depleção é amplamente controlada pela permeabilidade efetiva das rochas que o compõe. Da mesma forma, a capacidade de um fluido injetado (água, gás) para deslocar hidrocarbonetos com eficiência também está ligada à permeabilidade efetiva.
Como a permeabilidade efetiva depende da permeabilidade absoluta e da saturação do fluido no meio, então suas propriedades são fortemente dependentes da pressão efetiva e da tensão circundante. Devido à distribuição heterogênea de rochas dentro de um reservatório e devido às fraturas e feições carstificadas, a permeabilidade efetiva pode variar consideravelmente no reservatório.
Essa variabilidade resulta em barreiras, canais de fluxo e compartimentalização do reservatório, que por sua vez controla como o fluido é drenado durante a depleção e durante projetos de energia suplementar.
Fornecer princípios básicos da simulação numérica, a partir da modelagem geológica dos problemas 3 e 4 propostos por Dean et al. (2006, SPE Journal 79709), para utilizar os princípios da geomecânica na produção de petróleo. O problema 3 refere-se ao paradoxo de aumento de pressão sob depleção em células na interface de blocos de rigidez diferentes. O problema 4 é adaptado para representar a variação da permeabilidade sob variação de pressão.
O curso pretende que os profissionais na área de petróleo compreendam e busquem otimizar o fluxo de fluidos em meios porosos com abordagens numéricas e caracterização com geomecânica e outras físicas pertinentes em modelos geológicos heterogêneos.
Este curso teórico-prático explica o procedimento de simulação acoplada fluxo-geomecânica. E, considerando a variação da permeabilidade, discute os resultados da modelagem dos problemas 3 e 4 de Dean et al. (2006), utilizando metodologia numérica para indicar as influências do domínio rochoso e da permeabilidade nos resultados da geomecânica e comportamento fluido-escoamento. Com isso, fica claro o papel da geomecânica na produção de petróleo.
Geólogos e engenheiros que trabalham na exploração e produção de hidrocarbonetos e outros recursos naturais, com estocagem de C e H, e injeção de poluentes.
Turma 02
Data: 28/AGOSTO - 01/SETEMBRO :: Idioma: Português :: Inscrição até 21/AGOSTO
20% de desconto
no pagamento até 28/JULHO.
Turma 03
Data: 27/NOVEMBRO - 01/DEZEMBRO :: Idioma: Português :: Inscrição até 20/NOV
20% de desconto
no pagamento até 27/OUTUBRO.