Simulação do Fluxo de Fluidos

ajuste com o modelo geológico

Apoio

Logomarca SGB - Sociedade Brasileira de Geologia
Este é um curso teórico-prático que fornece os princípios básicos da simulação numérica, a partir da modelagem geológica do Campo Peixe. O ajuste entre os modelos geológicos e de fluxo de fluido deve assegurar que o modelo de fluxo reproduza a produção histórica. Desta forma, ambos modelos estão robustos o suficiente para o gerenciamento dos reservatórios, a implantação de novos projetos de desenvolvimento da produção de produção de petróleo e de armazenamento de gases de efeito estufa.
Tipo de curso: AULAS ON-LINE (05 dias, 20 horas)

Turma 01: 24 - 28/ABRIL (Português)(Encerrado)

Turma 02: 24 - 28/JULHO (Português)

Turma 03: 23 - 27/OUTUBRO (Português)

Horário: 14 - 18h

Valor: R$2.500

20% de desconto

no pagamento antecipado,
conforme formulário de inscrição.

Sócio adimplente SBG com 10% de desconto.

* Valores exclusivos para residentes no Brasil.
Field Course

Por que o ajuste do modelo geológico e dinâmico é tão importante?

Frequentemente, feições geológicas mal representadas ou negligenciadas podem comprometer a atratividade econômica de um ativo porque geram expectativas de produção com baixa previsibilidade ou são incapazes de reproduzir a produção histórica.

Um dos fatores mais importantes que impactam a qualidade da caracterização dos reservatórios é o valor utilizado como representativo das células do modelo dinâmico. Seu correto valor depende do conhecimento das energias presentes no reservatório e da capacidade de visão integradora das diferentes escalas presentes nas variáveis que modelam, controlam e simulam o sistema reservatório.

O ajuste fino entre os modelos geológicos 3D e de fluxo de fluido deve ser alcançado através da representação adequada de associações de fácies e suas propriedades petrofísicas em cada zona diretamente no modelo geológico e deste no modelo de fluxo. Este ciclo deve ocorrer quantas vezes forem necessárias até que o modelo de fluxo reproduza a produção histórica.

Esta mesma abordagem é utilizada para a produção de outros recursos naturais, estocagem de C e H, e injeção de poluentes.

Ajuste de histórico da pressão do TLD usando simulador comercial.

Objetivos

O curso pretende que os profissionais de petróleo compreendam e busquem otimizar o fluxo de fluidos em meios porosos com abordagens numéricas e caracterização geológica pertinente em modelos multifásicos heterogêneos.

Conteúdo

O campo sintético do Peixe traz todas as informações necessárias para a modelagem dinâmica de reservatórios, tais como dados geológicos, de fluidos, petrofísicos, e de permeabilidade relativa. A incorporação dos dados no modelo precisa ser pré-tratada.

Além disso, é fundamental a compreensão do papel dos dados geológicos e suas diferentes escalas nos modelos de fluxo. Por outro lado, a comparação entre a produção histórica e a simulada fornece elementos para o ajuste dos modelos geológicos e de fluxo de fluidos.

O ajuste das propriedades nos modelos deve ser realizado tantas vezes sejam necessárias até obter a calibração com a produção histórica e, a partir desta, a previsão da produção.

Quem deve participar

Engenheiros que trabalham na exploração e produção de hidrocarbonetos e outros recursos naturais, com estocagem de C e H, e injeção de poluentes.

Instrutor


Inscrição

Simulação do Fluxo de Fluidos

ajuste com o modelo geológico

Apoio

Logomarca SGB - Sociedade Brasileira de Geologia

Turma 02

Data: 24 - 28/JULHO :: Idioma: Português :: Inscrição até 17/JULHO

20% de desconto

no pagamento até 23/JUNHO.

Turma 03

Data: 23 - 27/OUTUBRO :: Idioma: Português :: Inscrição até 16/OUTUBRO

20% de desconto

no pagamento até 22/SETEMBRO.