Curso de campo Estratigrafia de Sequências de alta resolução (Bacia Lusitânica, Portugal)
ciclicidade e zoneamento de reservatório em contexto marinho raso
A indústria do petróleo utiliza vários softwares avançados para o processamento e interpretação geofísica, modelos geológicos 3D, simulação do fluxo de fluidos e ajuste da produção histórica. Entretanto, se não combinado com interpretações estratigráficas ajustadas, o uso deste ferramental apenas não é suficiente para proteger o negócio.
Frequentemente, feições geológicas mal representadas ou negligenciadas podem comprometer a atratividade econômica de um ativo porque geram expectativas de produção com baixa previsibilidade ou são incapazes de reproduzir a produção histórica. Um dos fatores mais importantes que impactam a qualidade da caracterização dos reservatórios é a sua compartimentação. Esta é efetivamente tratada através da estratigrafia de sequências.
Desta forma, o arcabouço cronoestratigráfico contribui para o cálculo do volume de hidrocarbonetos, os controles sobre a conectividade e a compartimentação dos reservatórios, e a distribuição das fácies deposicionais e suas propriedades petrofísicas em volumes 3D, por exemplo. Esta mesma abordagem é utilizada para a produção de outros recursos naturais, estocagem de C e H, e injeção de poluentes.
Ao final do curso espera-se que os participantes:
A sucessão marinha rasa que aflora nas proximidades de Consolação apresenta uma notável ciclicidade em um intervalo caracterizado por potenciais reservatórios vertical e lateralmente compartimentados. Esta situação é muito comum em vários campos produtores de hidrocarbonetos, e sua modelagem e caracterização podem ser muito beneficiadas pela análise estratigráfica em alta resolução.
O trabalho de campo é suportado pela análise de fácies, perfis de raios gama, ortofotomosaicos, e modelos virtuais de afloramentos. Todos os dados levantados pelos participantes são utilizados nos exercícios de correlações estratigráficas e integrados em modelos digitais 3D dos afloramentos.
Geólogos, geofísicos e engenheiros que trabalham na exploração e produção de hidrocarbonetos e outros recursos naturais, com estocagem de C e H, e injeção de poluentes.
Curso de campo Estratigrafia de Sequências de alta resolução (Bacia Lusitânica, Portugal)
ciclicidade e zoneamento de reservatório em contexto marinho raso
Turma 02
Data: 09 - 13/OUTUBRO :: Idioma: Inglês :: Inscrição até 04/SETEMBRO