Estratígrafo, geólogo de reservatórios e Consultor especialista em estratigrafia de sequências de alta resolução. Tem 40 anos de experiência na indústria do petróleo (PETROBRAS), 27 anos trabalhando com estratigrafia de sequências e como Professor em universidades brasileiras.
Especialista na aplicação de estratigrafia de sequências de alta resolução e modelagem geológica 3D para melhorar o zoneamento e caracterização de reservatórios e a produção de hidrocarbonetos.
É o Presidente e fundador da Magalgeoconsulting, Membro Visitante do Centro de Pesquisas em Geociências China-Brasil IGGCAS (China), Pesquisador Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-PPPG, Brasil), e Membro do Conselho Científico da Associação Geoparque Serra do Sicorá.
Magal também é um geocientista visitante da AAPG e revisor de várias revistas internacionais incluindo Marine and Petroleum Geology, Geological Journal, Journal of South American Earth Sciences, Arabian Journal of Geoscience, Precambrian Research, e Brazilian Journal of Geology.
Sedimentólogo de carbonatos que ingressou na PETROBRAS em 1975, onde dedicou toda a sua carreira profissional por mais de 41 anos. Iniciou seus trabalhos com carbonatos em 1977, tornando-se um Consultor de referência para a indústria do petróleo e Instrutor em cursos de campo ou em salas de aula. Sua experiência inclui geologia de sub-superfície, sedimentologia, exploração de petróleo e geologia de reservatórios.
Gerson Terra também é um geocientista visitante da AAPG. Atualmente, dedica-se ao estudo de rochas carbonáticas não marinhas, carbonatos Jurássicos e Cretácicos, estratigrafia de sequências de alta resolução, e afloramentos análogos para os carbonatos do pré-sal brasileiro.
Professor Titular do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e líder de Grupo de Pesquisa do CNPq (Sistemas Petrolíferos). Tem experiência na área de Sedimentologia, Estratigrafia e Geofísica Aplicada, atuando principalmente nas bacias Potiguar, do Parnaíba, do Amazonas e do Acre nos seguintes temas: Geologia do Petróleo, Caracterização e Modelagem de Reservatório (Petrolíferos e Aquíferos), GPR, Laser Scanner, Afloramentos Análogos e Barragem Subterrânea.
Graduado em Eng. Geológica pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, em 1978, e doutor em Ciências Naturais pela Universidade Técnica de Clausthal, Alemanha, em 1985, é Professor Emérito do Departamento de Geologia da EM/UFOP, onde atua como docente voluntário e pesquisador.
É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e pesquisador do CNPq. Tem como área de atuação a Geologia Estrutural/Tectônica e dedica-se ao estudo da anatomia e evolução de cinturões orogenéticos e bacias sedimentares.
A sua experiência docente inclui cursos regulares em universidades e várias empresas do setor mineral, para nas quais tem atuado também como Consultor.
Humberto Luis Siqueira Reis
Especialista em Tectônica/Geologia Estrutural e Estratigrafia de Sequencias
Graduado em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFOP) em 2008, mestre e doutor pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 2011 e 2016, respectivamente. Foi geólogo de exploração e vice gerente de ativos na Petra Energia S.A. entre 2011 e 2015, Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) entre 2015 e 2018 e Professor Adjunto da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) entre 2018 e 2022.
Atualmente, é Consultor Independente na HR Consulting Energy and Geosciences Ltda., Pesquisador Sênior nos departamentos de Ciência da Computação e Geologia da Universidade Federal de Minas Gerais e membro do Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais da Universidade Federal de Ouro Preto. É especialista em Tectônica/Geologia Estrutural e Estratigrafia de Sequencias e dedica-se ao estudo da evolução de bacias sedimentares e cinturões de falhas e dobras, bem como sistemas petrolíferos (convencional e não-convencional), de hidrogênio nativo e minerais associados.
Ao longo dos últimos anos, vem desenvolvendo atividades com empresas multinacionais do setor de energia, empresas do setor mineral e ambiental, bem como instituições de pesquisa nacionais e internacionais. É membro das comissões Internacional e Brasileira de Estratigrafia e editor associado da Brazilian Journal of Geology. Músico profissional desde 2022.
Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará, sub-chefe do Departamento de Engenharia Química, coordenador de dois projetos de pesquisa em cooperação com a PETROBRAS-UFC, coordenador de um projeto de pesquisa com a GALP-UFC e participante de outro projeto com a GALP-UFC, ex-consultor e ex-engenheiro Sênior da PETROBRAS com mais de 35 anos de experiência em projetos de modelagem, simulação, produção e desenvolvimento de reservatórios de petróleo nacionais e internacionais.
Tem experiência, desde 1985, na área de Engenharia Civil e de petróleo, com ênfase em Engenharia de Petróleo e Ambiental, tanto em áreas operacionais onshore e offshore de produção como em engenharia de reservatórios com foco em simulação de fluxo em meios porosos, modelagem de fluidos, geoquímica, engenharia de gás (incluindo CO2), estocagem de gases e geomecânica.
Estratígrafo, especialista em nanofósseis calcários e estratigrafia química, com 37 anos de experiência na exploração e produção de petróleo dos quais 14 anos comandando a formação e educação continuada de diversas carreiras técnicas na PETROBRAS. Atuou em diversas bacias sedimentares da margem continental brasileira e no exterior incluindo América do Sul, Europa e África.
Luiz Oliveira integrou o grupo internacional de pesquisadores que estabeleceu o Global Boundary Stratotype and Point (GSSP) do Toarciano (Jurássico Inferior) da Bacia Lusitânica. Além disso tem participado de orientações acadêmicas e bancas examinadoras de mestrado, doutorado e concurso para professor em diversas universidades Brasileiras.