Curso de Campo Estratigrafia de Sequências (Chapada Diamantina, Bahia)
Do preenchimento da bacia até o zoneamento dos reservatórios.
Apoio
Convidamos você para uma viagem virtual na Chapada Diamantina.
Boa viagem!
A estratigrafia de sequências é um método que auxilia a compreensão da evolução da sedimentação através do tempo e espaço nas bacias sedimentares. Atualmente, os estudos regionais que suportam a exploração dos recursos naturais se baseiam no entendimento sobre os processos sedimentares que formam os depósitos bem como nas quebras da sedimentação que os limitam.
A exploração e produção de recursos naturais formados ou relacionados com processos sedimentares dependem da construção de arcabouços cronoestratigráficos que possibilitam reconstruções paleogeográficas que por sua vez incrementam nosso entendimento sobre a distribuição temporal e espacial de depósitos de interesse econômico tais como rochas geradoras, selos e reservatórios de petróleo e outros depósitos de recursos naturais.
Ao final do curso espera-se que os participantes:
Rochas metassedimentares de muito baixo grau e de idade Mesoproterozoica afloram na Chapada Diamantina, um dos mais bonitos parques nacionais do Brasil. Os afloramentos são magníficos e as rochas apresentam as estruturas sedimentares. Os intervalos estudados representam a sedimentação continental a marinha rasa num contexto de bacia sag intracratônica.
O trabalho de campo é suportado pela análise de fácies, perfis de raios gama, fotomosaicos, linhas GPR e modelos virtuais de afloramentos. Todos os dados levantados pelos participantes são utilizados nos exercícios de correlações estratigráficas e integrados em modelos digitais 3D dos afloramentos.
Geólogos, geofísicos e engenheiros que trabalham na exploração e produção de hidrocarbonetos e outros recursos naturais, com estocagem de C e H, e injeção de poluentes.
Curso de Campo Estratigrafia de Sequências (Chapada Diamantina, Bahia)
Do preenchimento da bacia até o zoneamento dos reservatórios.